Alfabeto Monástico

Amar o desprezo e a injúria. Quer dizer: estar sempre lutando e com pé intrépido a própria estima calcando. Porque se desejas ao céu chegar, e ter grande contentamento, isto será mais útil que cem louvores e mais um cento.

Benévolo deves conservar-te e o coração para todos dar, nem parcial tu deves ser, pois a todos deves amar. Amar aos bons tu deves e também aos que te dão desprezo, a todos sejas jovial e a ninguém um peso.

Custódia do teu espírito sempre fiel serás, e toda palavra inútil de ti afastarás. Se de Deus desejas o coração possuído. Só há um único meio: todos os teus sentidos modera com rigoroso freio.

Dedica-te com amor ao silêncio e boa consciência terás, ama deveras a solidão e muita paz encontrarás. Onde há rumores por certo é na multidão, pois no meio de tanto barulho, não se recolhe o coração.

Eleges de seres pobre em todo o tempo e lugar, o teu escasso viver na pobreza deves amar. Quanto mais simples fores mais caridade terás, e será mais difícil do próximo murmurar.

Fuja com passo acelerado de todo interesse mundano. Fuja do ímpio século e a todo rumor insano. A Deus e aos homens juntamente não poderás agradar, as coisas eternas e as passageiras será impossível conciliar.

Graças contínuas deves render com a língua e o coração, no tempo que reina alegria e no tempo da provação. Deus com sua mente próvida tudo ordena no mundo, o seu juízo é justo e muito profundo.

Humilha-te a todas as criaturas e a elas por Deus, submissa(o) serás, então delas contente muita estima receberás. E assim não só os homens, mas também Deus é teu amigo e fugirá de ti o demônio, como de um grande inimigo.

Inclina para um fim mais puro e procura sempre desejar que com as tuas obras só a Deus queiras agradar. Por caminhos secretos e obscuros Deus penetra em nosso coração, pois só as almas justas e puras lhe dão consolação.

Julgas que alguém te persegue, então deves como amigo estimar, e ser como um advogado, daquele que de ti rir e zombar. Reflete que grande utilidade com isso adquirirás, nestas ocasiões se alguém te faz sofrer muitos bens lucrarás.

Lágrimas e muitos suspiros são do céu o caminho, com muito trabalho e gemido terás deste céu um cantinho. O paraíso se perde com qualquer bem falaz e também por um misero fumo de louvor fugaz.

Maravilhoso dom é ser pobre e nada de seu possuir, e por Jesus entre os homens o último lugar conseguir. Sinal de grande soberba é desejares ser enaltecido, e a isto te estimula o demônio para te ver perdido.

Não fazer comentário do próximo seja próprio do teu coração, não o tragas ocupado com o desprezo, mas trazei-o cheio de mansidão. Consola aqueles que encontrares aflitos e desolados, e com teu coração humilde sejam os pobres ajudados.

tempo todo ocupado com Deus te será lucroso, e seu reino conquistarás, pois é tão precioso. Embora dos outros sejas tido como doce, amável e estimado, sejas manso, cortês e afável, mas sempre moderado. Todo teu bem à glória de Deus referirás, nas tuas obras aconselha-te, assim não errarás.

 

Pensa, se a Deus com tuas obras o agradas, ou o ofendes, pois nem amor, nem temor, tens se para as más obras te estendes. Reflitas se acaso duvidas no que o Evangelho te ditar, deves apegar-te à obediência e de ti sempre desconfiar.

Qualquer coisa que não te pertença, nela não te Intrometas, não te faças juiz de ninguém, e gozarás de paz perfeita. Sempre ao que é comum te acomodes, para assim não seres singular, gozarás de boa estima e ao bom fim poderás chegar. Quem logo e a tempo certo cumpre o seu dever, Deus depois o cumula de muito gozo e prazer.

Retorna ao teu íntimo, ponhas na boca um freio, e assim será o teu espírito repleto de Deus e livre de amor alheio. De tudo o que vês e ouves oh, quanto dano traz, as línguas impertinentes e maledicências te perturbarás. Fuja daqueles que sabem falar somente o que não é bom, de todo mau costume te abstenhas e permaneça Deus no coração.

Sejas sóbrio na mesa e no teu vestir modesto, cuidadoso nas conversas e nos costumes muito honesto. Sejas maduro nos conselhos, nas adversidades forte, grato a todos os benefícios, e humilde na benigna sorte. Demonstra-te na provação sempre jovial e quieta(o), paciente nas tuas dores e nas obras discreta(o).

Tema que a Deus desgostes, com culpa ainda que venial, não te presumindo no bem, e sem desesperar no mal. Quem teme a Deus conserva- se longe do pecado e a fazer obras perfeitas é sempre estimulado. Quem é muito tímido em Deus deve confiar pois assim o que lhe parece pesado leve, se há de tornar. A paz e a alegria conquista-se tolerando, e para a eterna glória é doce o que está amargurando.

Vende-te a Deus e as comodidades de agora, e te acharás riquíssima(o) de graças, em breve hora. Somente será livre, quem no amor se entregou Àquele que sobre a cruz exânime o mundo recomprou.

XPI seja ele o teu livro, Nele lê, fala e pensa e seja Ele todo o teu desejo teu lucro e recompensa. Se de Jesus te esqueces é porque com outros ocupada(o) estás. Viverás então penosamente e nem repouso encontrarás.

Yhnos, salmos e cantos foi a ti destinado contigo os Anjos fazem eco no seu Reino bem-aventurado. Servir a carne que é pasto de vermes, a morte à alma traz e aí se aninha o demônio que muito mal ele faz. Tem a alma feliz, e o corpo são, quem serve a Deus e adorna-se de vida e de ciência do Céu. Sabes quem ao Eterno Bem, o belo canto, sabe cantar? É quem no meio das suas penas sabe agradecer e louvar. Seja teu princípio e término ao teu grande Deus louvar, amá-Lo sempre e ao próximo no bem edificar.

Zaqueu do século és tu / e das alturas descerás / pois ao vires junto de Jesus / sabedoria mais sublime aprenderás. / O caminho mais seguro, / se chegares ao Céu desejas / é ser dócil, mansa(o) e humilde. Assim seja.

Fechar Menu
Translate »
×
×

Carrinho