Breve Regulamento Espiritual

Ao despertar, dê o seu primeiro olhar ao Crucifixo; os primeiros suspiros às suas Santíssimas Chagas. Vista-se com santos pensamentos, considerando quando Jesus foi vestido de suas vestes depois da flagelação, e faça aqueles santos afetos que ditará a devoção.

Uma vez vestido(a), prostre-se em terra e adore a Deus, agradeça-o pelos benefícios recebidos, com as orações habituais do cristão. Se puder ir à Missa, vá, se não, paciência. Faça a Comunhão Espiritual após a oração mental.

Então faça meia hora, ou mais, de oração mental com essas regras, que eu dei.

Depois da oração mental detenha-se um pouco a recolher as luzes recebidas de Deus, os afetos e resoluções feitas e sobretudo recolha as verdades principais que meditou.

Depois da oração mental, pare um pouco para fazer uma coleta da iluminação recebida de Deus, dos afetos e resoluções feitas e, acima de tudo, para coletar as principais verdades sobre as quais ele meditou; Faça, então, um Ramalhete, coloque-o no seio de sua alma, para recordar-se durante o dia e aspirar sua fragrância espiritualmente. Por exemplo, você terá meditado em Jesus traído por Judas e levado amarrado pela coorte: bem, faça uma coleção de todos os chutes que os judeus deram a Jesus, as lágrimas, as cordas, as gotas de sangue derramadas, as lágrimas, os suspiros, etc., de sua infinita paciência, que nunca abriu sua boca, de sua mansidão para com Judas, etc., e então faça um Ramalhete Espiritual, como disse acima, e durante o dia diga: “… Ah, Jesus, meu amor! Como eu vejo você tão afligido por minha causa e não morre de dor? Como não te amar com o amor de Serafim? Como não imitar sua paciência? Ah! Jesus, querido, eu quero fazer isso etc. Isto lhe digo por exemplo. Assim fará nos outros mistérios, reavivando, porém, sempre a fé e colocando-se na presença de Deus.

Vá, pois, às suas ocupações, trabalhe com diligência, mas sem pressa ou
agitação, mas com paz no coração e espírito tranquilo: conservando-se na
presença de Deus, trabalhe com as mãos, e com o coração converse com Deus.

Antes
do almoço, se puder faça um pouco de
Leitura espiritual e, se for
possível, retire-se em qualquer lugar solitário e
esteja uns minutos a sós
com Jesus
em santos afetos. Repasse a meditação feita de manhã.

Almoce em paz. Sente-se ao lado de Jesus e Maria e dê-lhes algo do que for mais saboroso, eles são tão pobres! Recorde-se que, às vezes, Jesus não tinha nem sequer um pedaço de pão duro para matar a fome e, na cruz, não teve nem mesmo um pouco d’água para amenizar a sede. Reflita também que, milhões de irmãos nossos sofrem fome e muitíssimos morrem de inanição; por isso mostre-se sempre modesta, mas santamente alegre.

Após o almoço se entretenha, se assim quiser o seu marido, um pouco em recreação. Esteja sempre em companhia daqueles santos personagens com os quais almoçou.

Retorne ao trabalho; trabalhe com a mente em Deus. Pelas 17h30 recolha-se em seu quarto ou em qualquer lugar solitário e, de portas fechadas, faça oração mental por uma hora ou um pouco menos.

Jante como eu disse acima, seja uma ceia parca, mas coma conforme a sua necessidade: Eu disse parca para estar mais disposta para a oração da manhã. ocupe-se de seus afazeres domésticos, com a mente tranquila, o pensamento em Deus e com o semblante santamente alegre, mas modesto.

10º

Depois se retire ao quarto; faça exame de consciência, a leitura espiritual, reze as orações da noite como de costume, e as do dia, e destine um tempo adequado para elas vá repousar. Ao despir-se pense quando nosso pobre Jesus foi despojado de suas vestes, antes de se estender sobre o leito e altar da Cruz. Faça aqueles afetos que lhe ensinará o amor. Adormeça com santos pensamentos, mas procure dormir, para estar apta à oração.

 

Orações Jaculatóras

Orações jaculatórias a serem feitas durante o dia:
Ó Jesus, meu amor! Que eu nunca vos houvesse ofendido! O meu coração tem espasmos de dor! Ó Bondade Infinita! Quando vos amarei? quando eu me inflamarei de amor! Ah! Querido Jesus, quanto sofreste por Mim e eu não vos amo? Ó meu coração cruel, como não amarás Jesus, que é a tua Vida, o teu Bem Supremo?

Eu dei essas orações, como exemplo, mas que faça aquelas que você sentir mais
devoção, contudo, faça-as com um espírito calmo, suave e tranquilo, sem tensão
da cabeça ou do estômago, mas docemente. Lance frequentemente o seu coração no
Coração puríssimo de Jesus Sacramentado. Saude frequentemente a Santíssima
Virgem Maria, e São José, e seu Anjo da Guarda. Na aridez, persevere na oração,
faça uso das orações jaculatórias e especialmente dos atos de resignação à
Santíssima Vontade de Deus, por exemplo: Ó querida Vontade do meu Deus, seja
sempre bendita! Ó dulcíssima Vontade! Ó suavíssima Vontade, seja sempre
cumprida por mim e por todos! Ó querida Vontade do meu Deus, quão preciosa sois
vós! Que lindo! Que santo! Ah! quando, quando serei completamente transformada
nesta Santíssima Vontade?

Destas e de outras se servirá também nas tentações, nas melancolias etc. beijando frequentemente as Chagas Santíssimas do Crucifixo. E nas tentações proteste querer antes perder a vida que abandonar a Deus. Na aridez proteste preferir perder a vida, antes de deixar a santa oração e a vida espiritual,

Acima de tudo, recomendo o exercício das Santas Virtudes e que proceda com grande respeito, mas com boa graça e doçura com o seu marido e com toda a Casa, sobretudo que se mostre grata e cortês com aqueles que lhe dão a oportunidade de exercitar a santa paciência, ame o santo propósito de ser inteiramente de Deus, coloque-o no seu coração, tranca-o com a chave da fidelidade, e santa caridade, e depois dê a chave a Jesus.

Vamos, seja fiel, humilde e perseverante, que cantará eternamente as Divinas Misericórdias: que o Senhor as conceda a você, a mim e a todos. Amém. Viva Jesus, em cuja Santíssimo peito a deixo. Amém.

Santo Antônio, a 24 de março de 1737 Seu verdadeiro Servo em Jesus Paulo D. S. † (à Maria Giovanna Grazi)

Fechar Menu
Translate »
×
×

Carrinho